Você pode muito bem não sair de casa sem batom e não resistir a novas marcas e cores de esmalte – ninguém é de ferro, né?! A questão é que aquele shampoozinho inocente pode ser o responsável pela sua queda de cabelo ou até coisa pior.
Para agradar milhões de consumidores ao redor do mundo, a indústria dos comésticos acaba nos prejudicando quando abusa de substâncias tóxicas como o chumbo – pouca gente sabe que ele é comumente usado nos batons, por exemplo.
Em 2009, a FDA, entidade norte americana especializada em Alimentos e Medicamentos, testou 20 marcas de batom e encontrou chumbo em todas, e em níveis considerados elevados.
O elemento pode causar distúrbios de aprendizagem, linguagem, problemas de comportamento e é mais perigoso ainda para mulheres grávidas, porque pode atingir o bebê.
O Brasil ocupa a terceira posição em participação no mercado mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Por isso, vale a pena se ligar em cuidados básicos na hora de comprar novos produtos.
- Verifique se o cosmético que você vai comprar tem registro no Ministério da Saúde;
- Leia sempre o rótulo;
- Tome cuidado com o uso de cosméticos em crianças.
- Leia sempre o rótulo;
- Tome cuidado com o uso de cosméticos em crianças.
Nos Estados Unidos, a Campanha por Cosméticos Seguros divulga informações e orientações sobre esse tema.
Neste link você pode assistir ao vídeo que fala sobre o assunto, é bem interessante confira: The Story of Cosmetics (Legendado PT-BR)
Nenhum comentário:
Postar um comentário