Unha? Aquela superfície que nas mãos das adolescentes sempre tem uma cor para deixar ainda mais bela! Vamos falar a verdade né gente? Nesse tópico você aprende algumas dicas e quem sabe, aperfeiçoa a forma de pintar, espero que gostem!
Prepare a unha
O primeiro passo é hidratar, use óleo de amêndoas doces, é excelente para hidratar, amaciar e proteger as cutículas e a pele em volta das unhas. Não corte as cutículas, elas protegem as unhas de infecções. É melhor aplicar um hidratante nas unhas, deixá-las de molho e depois empurrar as cutículas com uma espátula.
Use sempre a lima. O uso de tesouras pode fazer com que elas se lasquem.
Prefira as limas de papelão às limas metálicas, que também racham e estragam as pontas. Lime-as sempre de dentro para a de fora. As unhas não devem ser muito compridas,ideal é que saiam um pouco das pontas dos dedos.
Cuidados
Mesmo se não fizer as unhas em casa, mantenha no banheiro um "kit manicure" para ser usado em emergências, como uma festa inesperada ou quando sua unha quebra ou seu esmalte lasca.
Tenha nesse kit lixa de unha, palitos, esmaltes (um bem claro e outro de sua cor de preferência), base de unhas, removedor de esmalte, algodão, cortador de unha e alicate. Cuide quando for cortar a unha sozinha.
Cortes mal feitos facilitam o encravamento das unhas.
Se não tiver prática, prefira sempre ir à manicure. Se as suas unhas estiverem quebradiças, passe uma base fortificante, cuide da alimentação, e mantenha as mãos hidratadas e longe de produtos químicos que ressecam as mãos como alvejantes e detergentes.
Recomendações
Perca a mania de retirar a cutícula. Só as brasileiras têm essa cultura, e isso é uma porta de entrada para bactérias e micoses. Apenas retire os excessos de pele e aqueles "arrepiadinhos" que incomodam.
Leve sempre o seu alicate e a sua lixa de unha quando for ao salão. Isso evita a contaminação de várias doenças, como AIDS, hepatite e micoses.
Não use esmalte direto. Uma vez por mês fique um tempo sem esmalte para que a unha "respire".
Não use acetona, mas sim removedor de esmalte. A acetona deixa as unhas ressecadas e quebradiças, pois sua composição química é muito forte.
Roer as unhas
Roer as unhas é um hábito compulsivo também conhecido como onicofagia que se manifesta quando um indivíduo se encontra em situação de estresse, nervosismo, tédio ou de ansiedade, mordendo as unhas das mãos ou dos pés até que sangrem.
Tal hábito, apesar de existir como forma de descarregar a ansiedade existente, pode provocar prejuízos à saúde corporal. Os dedos ao serem levados à boca transportam germes, vírus, fungos e bactérias que se localizam abaixo da unha que podem provocar algum tipo de dano à saúde e ainda provocar má oclusão dos dentes. A constante busca por roer as unhas desgasta o esmalte dos dentes fragilizando-os em relação a cáries. Apesar de trazer complicações, o hábito acaba com a beleza das unhas e conseqüentemente das mãos.
Faça o esmalte durar
Para o esmalte durar mais tempo, a dica é passar a ponta do dedo sobre a parte lixada da unha logo depois que ela for pintada. Isso ajuda a retirar o excesso de esmalte, o principal culpado pelas pontas das unhas descascarem rapidamente. O esmalte seca mais se você tirar e limpar bem o pincel do esmalte antes de aplicá-lo.
Depois disso mergulhe as mãos em um pote com água bem gelada ou use um óleo secante. Quando o esmalte começa a descascar, é hora de retirá-lo e aproveitar para caprichar na hidratação da área. Dê um intervalo de pelo menos uma semana, pois as unhas precisam respirar. Deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pode enfraquecê-las.
Nenhum comentário:
Postar um comentário